Autoras do blog

mc

Maria Clara Paixão de Sousa

Maria Clara Paixão de Sousa é Professora da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e líder do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004), com pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2004-2006) e na Universidade de São Paulo (2007). Seu interesse original de pesquisa, fundado em sua formação na área de Teoria Gramatical, foi o fenômeno da Mudança Linguística, levando a pesquisas nas áreas de Linguística Histórica, Filologia e Linguística Computacional, com ênfase na edição filológica digital e na anotação linguística automática.  Fez parte das equipes fundadoras do Corpus Tycho Brahe, o primeiro corpus sintaticamente anotado do Português (1998-2007) e da Biblioteca Digital Brasiliana USP  (2007-2012), e é co-autora do software para edição filológica e anotação linguística e-Dictor (desde 2007).  Nos anos mais recentes tem se dedicado centralmente ao campo das Humanidades Digitais, e é uma das fundadoras da AHDigAssociação das Humanidades Digitais.  Página pessoal: http://mariaclarapaixaodesousa.wordpress.com
[Posts desta autora]

bruna_blog_pb

Bruna Baldini de Miranda

Bruna Baldini de Miranda graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo em 2010, e atualmente é aluna regular do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da mesma Universidade. Seu trabalho de dissertação, “A Trajetória editorial da obra de Gabriel Soares de Sousa: aspectos linguísticos e filológicos”, dedica-se ao tratamento filológico de uma das mais importantes obras da historiografia brasileira, e seus primeiros resultados tem sido apresentados em importantes eventos nacionais e internacionais das áreas de Filologia e Linguística Histórica. Foi fundadora do Grupo de Estudos Virtual Memórias do Texto em 2009, é pesquisadora e assessora do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais desde 2011, e fez parte da Comissão Organizadora do I Seminário Internacional em Humanidades Digitais no Brasil em 2013. Participa da editoria do Blog Humanidades Digitais desde sua inauguração, em 2011, e é membro da AHDig, Associação das Humanidades Digitais.
[Posts desta autora]

elena

Elena Lombardo

Elena Lombardo graduou-se em Mediazione Linguistica e Culturale pela Universidade de Pádua (2011) e é aluna do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Seu interesse pelas situações de intercâmbio linguístico e cultural levou-a a pesquisar a ocupação portuguesa do noroeste da África no século XV. Neste momento, dedica-se à transcrição e análise filológica de um manuscrito (o Sumario de todas as cousas succedidas em Berberia desde o tempo que começou a reinar o Xarife Mulei Mahamet no anno de 1573 te o fim do anno de sua morte 1578 no dia da batalha d’Alcaçer Quibir, em que se perdeo Dom Sebastiam Rey de Portugal) sobre esse período. É tradutora, pesquisadora do grupo de Pesquisa Humanidades Digitais e membro da AHDig – Associação das Humanidades Digitais.
[Posts desta autora]